Blog Preciso contratar um advogado previdenciário para dar entrada na minha aposentadoria? | Blog | Miraflores

Preciso contratar um advogado previdenciário para dar entrada na minha aposentadoria?

27/11/2019 27/11/2019

É muito comum haver o questionamento da necessidade de contratar um advogado previdenciário para o processo de aposentadoria.

Em regra, a contratação não é obrigatória, ainda mais quando o processo se dá todo no âmbito do INSS, e não há nada para discutir em um processo judicial.

Entretanto, um advogado especialista em direito previdenciário poderá esclarecer as suas dúvidas a respeito do processo de aposentadoria e indicar seus direitos, garantindo que você não seja prejudicado, evitando a perda de dinheiro e até mesmo um valor maior no seu benefício. Tal fato ocorre principalmente pelos seguintes fatores:

  1. Mudanças recentes nas regras de aposentadorias:

Um advogado previdenciário está sempre estudando as constantes mudanças na legislação, podendo explicar quais regras estão valendo, se você se enquadra em alguma das regras anteriores ou se há alguma regra de transição que seja favorável ao seu caso.

Cabe ressaltar que a Reforma da Previdência já foi aprovada em 2019 e já está em vigor.

  1. Planejamento da aposentadoria:

Ao contratar um advogado especialista em direito previdenciário, também é possível fazer um planejamento da sua aposentadoria. Ou seja, mesmo antes de cumprir requisitos como a idade ou tempo de contribuição, já é possível saber quando você poderá se aposentar e receber a orientação de quando é mais recomendável entrar com o pedido de aposentadoria ou se ainda vale a pena continuar contribuindo, por exemplo.                                                              

  1. Reconhecimentos de períodos que nem o trabalhador sabia que tinha direito

São muito frequentes os casos em que os trabalhadores não sabem todos os seus direitos.

As situações mais comuns são aquelas em que há a possibilidade de  conversão de tempo especial em tempo comum, ou seja, utilizar o tempo especial (trabalhado em condições nocivas à saúde ou integridade física) para a aposentadoria comum.

Assim, se você já trabalhou em atividades especiais, poderá utilizar o período para aumentar o seu tempo de contribuição.

Existem diversos outros casos também, como a possibilidade de pagar contribuições em atraso, períodos rurais e processos trabalhistas nos quais não são tão facilmente reconhecidos pelo INSS, precisando da ajuda de um advogado especialista em aposentadoria para o aproveitamento de tais vínculos.

Publicações Relacionadas

Informações
de Contato
5551996148868